Reflexões de um Caracol à Beira da Estrada
Será a experiência estética a experiência do mundo.... o devir é um devir estético... ou será que devo atravessar a estrada?
sexta-feira, dezembro 07, 2007
Consciência dos actos presentes no futuro dos Outros
Hoje acordei com a noticia de que o filho da minha prima, com 16 anos, se suicidou com um tiro na cabeça. Até aqui nada de extraordinário (infelizmente), além do drama individual e familiar. A questão que se levanta aqui tem a ver com o facto de os pais se terem separado há uns 5/ 6 anos atrás, terem andado a usar o miúdo como arma de arremesso um contra o outro (onde é que já vimos isto) e sem falar do comportamento a que ele presenciou quanto à conjugalidade dos pais.

Os tribunais portugueses e outras pessoas que falam nos direitos das mulheres deviam pensar de facto que as consequências dos actos negativos de uma separação e de que o comportamento inadequado de qualquer uma das partes só é visível, muita das vezes, muitos anos depois. Mas disto também não falamos, porque falar em criança é mais sensível. Mas devemos também questionarmos como são e porque são os adultos de pais separados. A responsabilização dos progenitores por estas situações não me parece que seja de descartar, pois obrigaria a uma preocupação com as diferentes dimensões da criança (afectiva, psicológica, social, etc) por parte dos mesmos, desde o inicio da separação. Mas além dos progenitores todo o sistema judicial não pode ficar impune. Não pode continuar a haver decisões tomadas por juízes que apenas têm em conta a sua experiência pessoal e os seus valores culturais sem que as consequências das suas decisões passados anos (porque nestes casos só se pode aferir nesta situação) não sejam avaliadas e responsabilizados.

Etiquetas: , ,

posted by Mikasmokas @ 12/07/2007  
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 
About Me

Name: Mikasmokas
Home:Lisboa
About Me:queria eu saber
See my complete profile
Previous Post
Archives
Shoutbox

nada a declarar

Links
Free Hit Counter
Free Counter

PageRank
Powered by

Blogger Templates

BLOGGER