terça-feira, abril 18, 2006 |
Quotidiano |
Bem.. ontem a minha filha chegou a casa com a cara meio esmurrada... e porquê?! resolveu levar um boneco horroroso daqules tipo nenuco para o infantário. Até aí tudo bem. O problema foi que TODOS as crianças da sala dela queriam o dito boneco horroroso mas ela resolveu não partilhar. Acho que foi uma luta o dia todo até ao ponto de andarem à porrada. Claro que isto levanta-me logo a questão do espirito de competição do Capitalismo que é transmitido às crianças desde a mais tenra idade não só através dos pais, mas dos brinquedos, dos amigos dos pais, dos filhos dos amigos dos pais, nos desejos animados, nos brinquedos, etc etc.
Vejamos este texto sobre o Movimento da Escola Moderna: Movimento da Escola Moderna (MEM) é uma associação de professores e outros profissionais da educação já com algumas décadas de tradição em Portugal. Reconhecido pela Federação Internacional dos Movimentos da Escola Moderna em 1966, a Associação formalizou-se em 1976, começando a publicar o seu Boletim Escola Moderna em 1978.O MEM tem por base a pedagogia de Célestin Freinet, um professor francês, que desenvolveu um método natural de aprendizagem, no decurso do seu trabalho como docente do 1.º ciclo, iniciado em 1920. Algumas das técnicas que mais se destacam na sua pedagogia são: a "aula-passeio", dada fora da sala de aula, como motivação para os alunos e pondo-os em contacto com a realidade; a produção de textos livres, quando e como a criança quer, a partir dos quais se faz a aprendizagem da leitura e da escrita, segundo o método natural; a imprensa escolar, com entrevistas, pesquisas, vivências, relatos de aulas-passeios e textos livres; a correspondência interescolar; o livro da vida, funcionando como um diário da turma; auto-avaliação; e plano de trabalho. Actualmente estas técnicas contam com o apoio das novas tecnologias, como, por exemplo, o vídeo, o computador ou a Internet.O MEM, na esteira de Freinet, pratica uma pedagogia de cooperação educativa, em que alunos e professores negoceiam actividades e projectos a desenvolver em torno dos conteúdos programáticos, tendo por base os interesses e saberes dos estudantes e o contexto cultural das comunidades. Esta organização cooperativa promove o desenvolvimento moral e cívico, a capacidade de iniciativa, a co-responsabilização dos alunos pela sua aprendizagem e a aprendizagem da democracia. |
posted by Mikasmokas @ 4/18/2006 |
|
|