Reflexões de um Caracol à Beira da Estrada
Será a experiência estética a experiência do mundo.... o devir é um devir estético... ou será que devo atravessar a estrada?
sexta-feira, dezembro 30, 2005
Sobre o fim do ano..
A celebração do Natal antecede o cristianismo em cerca de 2000 anos. Tudo começou com um antigo festival mesopotânico que simbolizava a passagem de um ano para outro, o Zagmuk.
Para os mesopotânios, o Ano Novo representava uma grande crise. Devido à chegada do inverno, eles acreditavam que os monstros do caos enfureciam-se e Marduk, o seu principal deus, era preciso derrotá-los para preservar a continuidade da vida na Terra. O festival de Ano Novo, que durava 12 dias, era realizado para ajudar Marduk em sua batalha. A tradição dizia que o rei devia morrer no fim do ano para, ao lado de Marduk, ajudá-lo em sua luta. Para poupar o rei, um criminoso era vestido com as suas roupas e tratado com todos os privilégios do monarca, sendo morto levava todos os pecados do povo consigo. Assim, a ordem era reestabelecida.
Um ritual semelhante era realizado pelos persas e babilônios. Chamado de Sacae, a versão também contava com escravos que tomavam o lugar dos seus mestres.
A Mesopotâmea, chamada de mãe da civilização, inspirou a cultura de muitos povos, como os gregos, que englobaram as raízes do festival, celebrando a luta de Zeus contra o titã Cronos. Mais tarde, através da Grécia, o costume alcançou os romanos, sendo absorvido pelo festival chamado Saturnalia (em homenagem a Saturno). A festa começava no dia 17 de dezembro e ia até o 1º de Janeiro, comemorava-se o solstício do inverno. De acordo com seus cálculos, o dia 25 era a data em que o Sol se encontrava mais fraco, porém pronto para recomeçar a crescer e trazer vida às coisas da Terra. Durante a data, que acabou conhecida como o Dia do Nascimento do Sol Invicto, as escolas eram fechadas e ninguém trabalhava, eram realizadas festas nas ruas, grandes jantares eram oferecidos aos amigos e árvores verdes - ornamentadas com galhos de loureiros e iluminadas por muitas velas - enfeitavam as salas para espantar os maus espíritos da escuridão. Os mesmos objectos eram usados para presentear uns aos outros.
Apenas após a cristianização do Império Romano, o 25 de dezembro passou a ser a celebração do nascimento de Cristo. Conta a Bíblia que um anjo, ao visitar Maria, disse que ela daria a luz ao filho de Deus e que seu nome seria Jesus. Quando Maria estava prestes a ter o bebé, o casal viajou de Nazaré, onde viviam, para Belém a fim de realizar um recenseamento solicitado pelo imperador, chegando na cidade na noite de Natal. Como não encontraram nenhum lugar com vagas para passar a noite, eles tiveram de ficar no estábulo de uma estalagem. E ali mesmo, entre bois e cabras, Jesus nasceu, sendo enrolado com panos e deitado numa manjedoura (objecto usado para alimentar os animais).
Pastores que estavam com seus rebanhos próximo do local foram avisados por um anjo e visitaram o bebé. Três reis magos que viajavam há dias seguindo a estrela guia igualmente encontraram o lugar e ofereceram presentes ao menino: ouro, mirra e incenso, voltando depois para seus reinos e espalharam a notícia de que havia nascido o fiho de Deus.
A maior parte dos historiadores afirma que o primeiro Natal como conhecemos hoje foi celebrado no ano 336 d.C.. A troca de presentes passou a simbolizar as ofertas feitas pelos três reis magos ao menino Jesus, assim como outros rituais também foram adaptados.
posted by Mikasmokas @ 12/30/2005   1 comments
quarta-feira, dezembro 28, 2005
Carpe Diem ??

«Carpe Diem (em Latim) significa "aproveita o dia" ou "aproveita o momento". Essa regra de vida pode ser encontrada em "Odes" (I, 11.8) do poeta romano Horácio (65 - 8 AC), onde se lê:
Carpe diem quam minimum credula postero (aproveita o dia, não confie no amanhã) É também utilizado como uma expressão para solicitar que se evite gastar o tempo de outrém com coisas inúteis ou como uma justificativa para o prazer imediato, sem medo do futuro.
Esta idéia foi popular na poesia inglêsa nos séculos 16 e 17, por exemplo, no livro de Robert Herrick, "To the Virgins", na poesia "to Make Much of Time" (para aproveitar o tempo ao máximo), que começa "Gather ye rosebuds while ye may" (Colha seus botões de rosa enquanto podes). [1] Também interessante, são os versos atribuídos a um poeta chinês, da dinastia Tang, conhecedor de provérbios, bastante parecidos com o que escreveu Herrick:
花開堪折直須折,莫待無花空折枝。 (colha a flôr quando florescer; não espere até não haver mais flôres, só galhos a serem quebrados.)»

in http://pt.wikipedia.org/wiki/Carpe_diem

Uma dúvida volta sempre em mim quando vejo muito dos perfis das pessoas na internet. Há ideias recorrentes, categorias de comportamentos, frases feitas, etc etc...

Uma de facto que é resultado da era pós-moderna (segundo alguns autores) é esta lógica de urbanidade sem superação de si mesma. O momento, sem futuro... as práticas urbanos no mundo ocidental cada vez mais o confirmam. Mas, tal como muitas contradições comportamentais dos povos em vivência numa sociedade Capitalista, o que me pergunto é que se as condições materiais quotidianas permitem de facto ligar esta ideia com uma eventual prática favorecida pela urbanidade.... será que o cidadão do mundo ocidental aproveita o dia quando passa horas diárias no trânsito? será que o aproveita quando se deixa observer pela rotina diárias das suas tarefas domésticas e familiares? será que aproveita porque vai ao cinema cuja prática de lazer é totalmente formatada pelas Indústrias Culturais e pouco genuíno tem dele?! será que aproveita quando em face de uma verdadeira diferença no seu quotidiano retrai-se, duvida, tem medo, foge, racionaliza em demasia?! será isso aproveitar o dia? aproveitar os momentos da vida? quantos de nós olhamos para o lado? paramos para ouvir sons que consideramos eternos e universais? quantos de nós tentam fugir aos contrangimentos da vida no Capitalismo, que cada vez nos torna menos livres mas com a ideia de que somos muito individuais e cheios de personalidade?!

Como aproveitamos o dia se nos roubam todos os dias o pensamento e a vontade de verdadeiramente o aproveitarmos enquanto seres integrais....?!

posted by Mikasmokas @ 12/28/2005   1 comments
segunda-feira, dezembro 19, 2005
YANN TIERSEN ADIADO

YANN TIERSEN
ADIADO PARA 27 DE FEVEREIRO NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM
E 19 DE MAIO EM PORTALEGRE
E 20 DE MAIO EM V.N. DE FAMALICÃO


DEVIDO A UM PROBLEMA GRAVE DE SAÚDE COM A MÃE DO YANN TIERSEN ESTE RESOLVEU CANCELAR OS CONCERTOS QUE TINHA AGENDADOS NA POLÓNIA, ALEMANHA E EM PORTUGAL.

AS DATAS DE 20 E 21 DE DEZEMBRO EM PORTUGAL, NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM E NA CASA DAS ARTES DE VILA NOVA DE FAMALICÃO FORAM REMARCADAS, RESPECTIVAMENTE, PARA:
27 DE FEVEREIRO NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM, 21H
20 DE MAIO NA CASA DAS ARTES DE VILA NOVA DE FAMALICÃO, 21H30

A ESTA TOUR DE PROMOÇÃO DO NOVO DISCO LES RETOUVAILLES FOI ADICIONADA UMA NOVA DATA:
19 DE MAIO NO CENTRO DE ARTES DO ESPECTÁCULO DE PORTALEGRE, 21H

QUEM POSSUÍ BILHETES E PRETENDE TROCA-LOS POR UMA DAS NOVAS DATAS DEVE DESLOCAR-SE AO LOCAL ONDE OS ADEQUIRIU (FNAC COLOMBO, CHIADO, ALMADA OU CASCAIS, ABEP, ALVALADE, PLATEIA.IOL, CCB, CAVNF) , CASO PRETENDA A DEVOLUÇÃO DO DINHEIRO DA COMPRA DEVERÁ IGUALMENTE DIRIGIR-SE AO LOCAL ONDE O COMPROU, JÁ A PARTIR DE SÁBADO.
QUEM TEM CONVITES DEVERÁ TROCA-LOS APENAS NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM.

A SMOG LAMENTA O SUCEDIDO MAS É TOTALMENTA ALHEIA AO FACTO DO ADIAMENTO DOS ESPECTÁCULOS,
VISTO TER SIDO UMA DECISÃO EXCLUSIVA DO ARTISTA. NO ENTANTO, SOLIDARIZA-SE COM O ARTISTA
NESTE MOMENTO COMPLICADO DA SUA VIDA.
posted by Mikasmokas @ 12/19/2005   2 comments
sábado, dezembro 03, 2005
EMIR KUSTURICA & TNSO
Pronto... já passou... 2147 bilhetes vendidos... não esgotamos como da outra vez... mas não foi mau...

Agora vamos aos seguintes: 20 e 21 de Dezembro o nosso YANN TIERSEN.... :D

www.yanntiersen.com
posted by Mikasmokas @ 12/03/2005   0 comments
About Me

Name: Mikasmokas
Home:Lisboa
About Me:queria eu saber
See my complete profile
Previous Post
Archives
Shoutbox

nada a declarar

Links
Free Hit Counter
Free Counter

PageRank
Powered by

Blogger Templates

BLOGGER