Reflexões de um Caracol à Beira da Estrada
Será a experiência estética a experiência do mundo.... o devir é um devir estético... ou será que devo atravessar a estrada?
quinta-feira, abril 17, 2008
A minha aventura por terras francesas (parte II e III)
Isto tem andado complicado por estes lados. Não tenho parado.
Já estou em Bourges para o festival local, o Printemps de Bourges. Já vi algumas bandas que gostei muito e vou querer levar a Portugal.
Bem, mas pormenores profissionais são segredo da actividade e por isso não é o que quero falar aqui...

Antes das pequenas diferenças culturais que observo entre os franceses, os seus comportamentos e aqueles de que eu faço parte, o dos portugueses:
- as mesas dos restaurantes são uns 20 cm mais baixas que em Portugal, o que faz para pessoas altas como eu a necessidade de fazer um exercicio acrobático para não me sujar a comer;
- as lojas geralmente têm as portas todas fechadas, mesmo estando todas abertas. O que para um português é estranho, porque dá a ideia de que está tudo fechado, pois nós estamos habituados a ver as portas das lojas abertas. Bem, aqui não acontece isso. Além de dar essa ideia de ausência de comercio numa rua, quando entramos numa loja dá uma ideia de intimidade e muito menos individualidade, como temos em Portugal.
- a comida, brinquedos para crianças e tudo o resto é em média 1/3 mais caro que em Portugal
- todos os táxis têm GPS, o que não deixa de ser engraçado, pois no passado todos os taxistas tinham o seu GPS na cabeça
- a comida mais parece amostras do que a dose de cavalo que nós estamos habituados em Portugal.. mas enfim, come-se
- em Paris há muitas bicicletas e motas, a própria cidade tem muitas bicicletas públicas que se paga para andar com elas (têm um pequeno parquimetro ao pé delas)
- Paris é muito mais cosmopolita do que Bourges, vi muito mais magrebinos e curiosamente muitos japoneses do que aqui em Bourges, que é mais uma 'tradicional cidade francesa'
- muitas raparigas andam de 'sabrinas' aqui, é tipo o calçado da moda, em comparação com o chinelo-dedo-de-fora das tugas
- existe um número impressionante de raparigas com olhos azuis
- os rapazes vestem-se melhor que os portugas :p

Etiquetas: , , , ,

posted by Mikasmokas @ 4/17/2008  
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 
About Me

Name: Mikasmokas
Home:Lisboa
About Me:queria eu saber
See my complete profile
Previous Post
Archives
Shoutbox

nada a declarar

Links
Free Hit Counter
Free Counter

PageRank
Powered by

Blogger Templates

BLOGGER