Será a experiência estética a experiência do mundo.... o devir é um devir estético... ou será que devo atravessar a estrada?
segunda-feira, setembro 01, 2008
Séries incitam ao sexo fora do casamento
2008-08-07
A instituição do matrimónio não é respeitada pelas séries televisivas norte-americanas, que glorificam o sexo fora do casamento em detrimento da intimidade marital. Pelo menos, assim o dita um estudo encetado pelo organismo que regula o conteúdo televisivo nos Estados Unidos, denominado Parentes Television Council.
Uma das conclusões é que estas ficções "parecem estar activamente a procurar minar o casamento ao pintá-lo constantemente como algo negativo". Segundo Tim Wenter, citado pelo El Mundo, mais grave ainda é o facto de veicularem obsessivamente comportamentos "que há uma década eram considerados inapropriados para televisão", influenciando as crianças. Troca de parceiros, pedofilia e pornografia são banalizadas , sendo que referências a condutas como sadomasoquismo ou voyeurismo são mais frequentes do que as relativas ao sexo no âmbito do matrimónio.
Comentário: as séries apenas procuram reflectir a realidade social, cultural e histórica, sendo que esta é muito mais complexa que a simplificação televisiva.