Reflexões de um Caracol à Beira da Estrada
Será a experiência estética a experiência do mundo.... o devir é um devir estético... ou será que devo atravessar a estrada?
domingo, janeiro 14, 2007
Oportunidade perdida....

A nossa geração não está a conseguir gerir os novos papeis dos géneros (masculino e feminino) na conjugalidade, sendo que a pressão exterior dos valores democráticos, de igualdade e liberais apresentam novos desafios na regulação dos conflitos. Na verdade, enquanto no passado os conflitos na conjugalidade eram reprimidos pelo homem, hoje, pelos valores da igualdade tendem a prolongar-se de forma visivel no quotidiano levando a ropturas frequentes, acabando no divorcio, separação ou simples dissolução da conjugalidade adoptada.

Se a minha geração é-lhe permitido viver todos esses valores no novo ambiente de conjugalidade (afectiva e sexual) tem demonstrado no entanto uma incapacidade de gerir as contradições de um conjunto de valores ainda herdados das gerações anteriores e as exigências de uma sociedade mais plural, democrática e com novas identidades assumidas pelos géneros. Várias razões podem apontar-se para isso, até mesmo as contradições surgidas com os próprios valores de uma sociedade capitalista democrática, como seja o individualismo e a competição, os contrangimentos económicos numa familia urbana, etc etc.


Se a minha geração tem estado a perder essa grande possibilidade de viver uma relação entre géneros de uma forma mais saudável e igualitária, perguntar-se-á se a incapacidade de gerir conflitos (e com eles a procura de referênciais de identidade estáveis) se prolongará para a próxima geração?!
posted by Mikasmokas @ 1/14/2007  
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 
About Me

Name: Mikasmokas
Home:Lisboa
About Me:queria eu saber
See my complete profile
Previous Post
Archives
Shoutbox

nada a declarar

Links
Free Hit Counter
Free Counter

PageRank
Powered by

Blogger Templates

BLOGGER