Reflexões de um Caracol à Beira da Estrada
Será a experiência estética a experiência do mundo.... o devir é um devir estético... ou será que devo atravessar a estrada?
sexta-feira, agosto 05, 2005
Gorbachov e a URSS...
Ontem estive a ver naqueles cais do cabo capitalista um documentário sobre o Gorbachov, desde que nasceu até quase os dias de hoje.
Ao ver o percurso dele há de facto coisas para mim que não batem certo e gostava que partilhassem comigo:
- Gobarchov era de facto um funcionário carreirista
- Tinha no Popov, chefe da KGB, um dos seus padrinhos no PCUS, resultado de ir passar férias lá à terreola dele onde ele era 1º secretário do partido local.
- 1ª questão: sendo ele um devoto funcionário carreirista e com ideias de reforma profunda do sistema porque andou durante décadas sem dizer nada?! E se não disse nada porque achava que 1º tinha que chegar ao topo (que é a ideia que sempre passou) como é que uma dada cultura de organização não produziu efeitos sobre aquele homem?
- 2ª questão: aquando das mudanças que ele iniciou na URSS e no PCUS não era de prever que ao transmitir um congresso do PCUS pela televisão o choque fosse grande, visto que nunca tal se tinha visto? Para mim das duas uma: ou foi permeditado ou foi incompetente na gestão da mudança
- 3ª questão: porque é que se foi rodear de ortodoxos, mantendo-os em áreas de influência política? o objectivo era tê-los por perto? o resultado já sabemos que deu em golpe...
- 4ª questão: Se iniciou o desarmamento porque é que ainda hoje na Visão demonstra que as ogivas nucleares operacionais da URSS estiveram sempre a aumentar até 1990/1991 ?! E também sabemos quais as consequências que isso trás para a economia nacional....
- 5ª questão: Como é que ele não soube gerir a abertura, em muitos casos passava do 8 ou 80 e com as consequentes incoerencias (ex: Chernobil), permitindo que os nacionalismos voltassem a ficar descontrolados, acabando por levar à desagregação da União?
Estas minhas dúvidas sobre um homem que representou a mudança de uma geração não põe de lado claro a análise estrutural da questão, tal como nós (os marxistas e afins) a gostamos de a fazer. A História como sabemos não é feita por um homem. A questão é que ele foi de facto a figura de uma geração que quis mudar algumas coisas na URSS e que acabou por não conseguir. Agora, o comportamento dele em momentos chave da História da URSS para mim e ao ver aquele documentário deixa-me com muitas dúvidas. Mesmo depois do Golpe 91 ter fracassado não percebo como ele não tentou, e digo pelo menos tentou, reassumir o poder?!
Aguardo reflexões ...
posted by Mikasmokas @ 8/05/2005  
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 
About Me

Name: Mikasmokas
Home:Lisboa
About Me:queria eu saber
See my complete profile
Previous Post
Archives
Shoutbox

nada a declarar

Links
Free Hit Counter
Free Counter

PageRank
Powered by

Blogger Templates

BLOGGER