Reflexões de um Caracol à Beira da Estrada
Será a experiência estética a experiência do mundo.... o devir é um devir estético... ou será que devo atravessar a estrada?
segunda-feira, julho 11, 2005
É mais fácil ser assessor do que chefe de divisão
Pois é... já sabia que as admissões à função pública estavam estagnadas, mas com o novo Governo do PS pensei que as coisas fossem mudar... mas não é isso que quero dizer aqui.
No outro dia, por mero acaso, soube que para uma câmara onde o meu partido detem a maioria havia uma vaga para chefe de divisão aberta há cerca de 1 ano... tinham um departamento da cultura praticamente a funcionar em auto-gestão, sem falar das histórias que sabia que cada um dos técnicos fazia para tentar subir....
Eu entusiasmado com a ideia e visto ter mais que competência académica, técnica e profissional para a função e visto a mesma ser de confiança política tratei de contactar o meu partido para fazer chegar a minha intensão a quem de direito. Confesso que não tinha lido a legislação sobre a admissão de chefes de divisão e directores. Mas fiquei rapidamente a saber que exige um vinculo prévio à função pública e uma permanência na mesma de 4 a 6 anos.... ou seja, fiquei logo a saber que o meu entusiasmo não tinha pernas para andar....
De facto, como é que alguém pode ir para as chefias intermédias do Estado sem antes ter uma lavagem cerebral de funcionalismo público do pior?! É claro que não ia ficar 4 anos a ganhar 750€ sem sequer saber se poderia ao fim disso candidatar-me ao dito lugar. O mais ridiculo é que se eu tivesse sido colocado como professor numa escola pública qualquer já tinha o dito vinculo e poderia ser chefe de divisão...
Com tamanha complicação para se exercer funções que hoje exigem pessoas novas, interessadas, dinâmicas e que saibam funcionar em rede a verdade é que as melhores pessoas do sector privado não aceitem, nem sequer de vez em quando, funções no Estado. Daí a predominância dos ditos tachos... é mais fácil conseguir ser assessor, ganhar mais que um chefe de divisão e fazer 10 vezes menos e nem precisar de ter a tal cultura de função pública... a verdade é que entre assessoria desta e orgânica funcional desta é natural que as coisas fiquem bloqueadas... portanto: BIBA O TACHO!
posted by Mikasmokas @ 7/11/2005  
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 
About Me

Name: Mikasmokas
Home:Lisboa
About Me:queria eu saber
See my complete profile
Previous Post
Archives
Shoutbox

nada a declarar

Links
Free Hit Counter
Free Counter

PageRank
Powered by

Blogger Templates

BLOGGER