Reflexões de um Caracol à Beira da Estrada
Será a experiência estética a experiência do mundo.... o devir é um devir estético... ou será que devo atravessar a estrada?
terça-feira, setembro 09, 2008
Espanha sofre de cristofobia e torna-se mais laica

Espanha sofre de cristofobia e torna-se mais laica

2008-09-07

R.O.

Baptismos sem pia baptismal, sem água benta e sem Palavra de Deus já acontecem em terras espanholas de Málaga, Madrid e Barcelona.

São baptismos civis em que se proclama a Declaração dos Direitos das Crianças, a Carta Europeia dos Direitos da Criança e os direitos da criança contemplados na Constituição espanhola. Os padrinhos comprometem-se por escrito que os baptizandos receberão educação democrática e laica.

A ideia não é original de Espanha, mas importada da tradição republicana francesa, que já data de 1790. Junte-se a isso o pedido que alguns espanhóis têm feito à Igreja Católica para "safar" os seus nomes do registo de baptismos, numa espécie de apostasia pública.

Outra novidade vem de Tarragona. O Município promove celebrações civis de aniversários de bodas matrimoniais. Em 1995, Espanha introduziu a prática de os presidentes das câmaras presidirem a casamentos civis. Se em 2004, 24% dos casamentos foram civis, já em 2007 metade foram e outra metade religiosos.

A Espanha, ainda recentemente tão ciosa do seu nacional catolicismo, despertou tarde, mas está mais atrevida do que a França, "nação fidelíssima", como lhe chamavam os papas, que foi pioneira no secularismo. As vagas de cristofobia estão a ajudar Europa, aqui ao lado, a perder a identidade e a desdenhar da matriz cristã. Não perde só a religião, mas a cultura.

Etiquetas: , , , , , , , , , ,

posted by Mikasmokas @ 9/09/2008  
2 Comments:
  • At 10 setembro, 2008 17:14, Blogger Kruzes Kanhoto said…

    Não gosto de religiões mas choca-me que se promova a "cristofobia" e se recrimine a "islamofobia".

     
  • At 11 setembro, 2008 10:50, Blogger Mikasmokas said…

    provavelmente fala-se em cristofobia porque a religião dominante é a Católica e a cultura dominante fortemente influenciada pelo cristianismo. De certo que nos países islamicos deverá haver fortes defensores da laicização do país. Exemplo máximo disso é a Turquia.

     
Enviar um comentário
<< Home
 
About Me

Name: Mikasmokas
Home:Lisboa
About Me:queria eu saber
See my complete profile
Previous Post
Archives
Shoutbox

nada a declarar

Links
Free Hit Counter
Free Counter

PageRank
Powered by

Blogger Templates

BLOGGER