Reflexões de um Caracol à Beira da Estrada
Será a experiência estética a experiência do mundo.... o devir é um devir estético... ou será que devo atravessar a estrada?
sexta-feira, março 06, 2009
Mundos em Guerra - 2500 Anos de Conflito entre o Ocidente e o Oriente

Mundos em Guerra - 2500 Anos de Conflito entre o Ocidente e o Oriente


Anthony Pagden


Primeiro, Alexandre, o Grande, e depois os Romanos tentaram unir a Europa e a Ásia numa única civilização. Com a conversão do Ocidente ao cristianismo e grande parte do Oriente ao Islão, teve início uma contenda feroz entre estas religiões.


Séculos mais tarde, o conflito passara para a esfera do pensamento – a racionalidade do pensamento científico ocidental por oposição aos que procuravam orientação na palavra de Deus.


O século XIX assistiu ao desaparecimento dos grandes impérios muçulmanos: os Otomanos, os Mogóis e os Sefávidas. Em contraste, o Ocidente controlava agora grande parte da Ásia. E a tentativa de misturar o Islão e o modernismo ocidental desencadeou um conflito no mundo islâmico entre reformadores e tradicionalistas que persiste até hoje.


A oposição entre o Ocidente e o Oriente não só dura há mais tempo do que qualquer outra, como a sua mera existência moldou a própria percepção de si mesmo do Ocidente, livre, secular e democrático, que vê no Outro o inverso destes valores.

ANTHONY PAGDEN é autor de uma vasta obra sobre história europeia, em especial de Espanha, e já deu aulas nas mais prestigiadas universidades mundiais: Cambridge, Oxford, Harvard e John Hopkins. Actualmente, exerce o cargo de professor de Ciência Política na Universidade da Califórnia, em Los Angeles.

Etiquetas: , , , , , , , ,

posted by Mikasmokas @ 3/06/2009  
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 
About Me

Name: Mikasmokas
Home:Lisboa
About Me:queria eu saber
See my complete profile
Previous Post
Archives
Shoutbox

nada a declarar

Links
Free Hit Counter
Free Counter

PageRank
Powered by

Blogger Templates

BLOGGER