Reflexões de um Caracol à Beira da Estrada
Será a experiência estética a experiência do mundo.... o devir é um devir estético... ou será que devo atravessar a estrada?
quinta-feira, junho 18, 2009
Planeta Sexo

Planeta Sexo
Turismos sexuais, mercantilização e desumanização dos corpos
Franck Michel

Tradução de Vítor Dias


"Metamorfose do capitalismo selvagem, o turismo sexual prospera sobre as ruínas das desilusões do «desenvolvimento» e do «progresso» e assemelha-se frequentemente a uma invasão do Sul pelo Norte."

"Entre o corpo-capital de certas prostitutas «de luxo» dos países do Norte e o corpo-mercadoria das prostitutas «da miséria» dos países do Sul e do Leste, nunca foi tão grande o risco de se ver desenvolver, um pouco por todo o planeta, um turismo sexual de massa. Hoje em dia, o turista sexual só tem o embaraço da escolha. O mercado amplia-se e diversifica-se: uma internacionalização da oferta, com corpos cada vez mais jovens, inteiramente disponíveis, nos quatro cantos do globo.
Turisticamente falando, um país vende-se melhor quando vende bem as suas mulheres. A mulher fantasiada começa por ser vendida em quadricromia nas capas das brochuras para entusiasmar o viajante, antes de ser (re)vendida no seu lugar de existência ou sobretudo de trabalho. Hipocrisia de um sistema de valores baseado no consumo de bens com exagero, um sistema em que «tudo é negócio» e onde os bens a consumir são seres humanos.
Metamorfose do capitalismo selvagem, o turismo sexual prospera sobre as ruínas das desilusões do «desenvolvimento» e do «progresso» e assemelha-se frequentemente a uma invasão do Sul pelo Norte. Ele permite aos ocidentais que, aqui ou ali, perderam a batalha da colonização, restabelecerem posições firmes nas suas antigas (e novas) possessões, com uma conquista em vista: a dos corpos."

Franck Michel nasceu em 1965, em França.
É antropólogo e professor na Universidade de Corse e fundador da Associação Déroutes & Détours (www.deroutes.com). Publicou, entre outras obras, "Voyage au Bout de la Route" (2004), "Désirs d’Ailleurs" (2004) e "Autonomadie" (2005).

Etiquetas: , ,

posted by Mikasmokas @ 6/18/2009  
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 
About Me

Name: Mikasmokas
Home:Lisboa
About Me:queria eu saber
See my complete profile
Previous Post
Archives
Shoutbox

nada a declarar

Links
Free Hit Counter
Free Counter

PageRank
Powered by

Blogger Templates

BLOGGER